twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

Geração MP3 a caminho da surdez


A utilização continuada e o volume elevado do som nos leitores de MP3 são dois dos principais factores que podem levar à perda de audição, como confirma um estudo de um comité independente ontem divulgado. 5 a 10 por cento dos utilizadores que escutam mais de uma hora de música nos MP3 por semana, com volume alto e durante pelo menos 5 anos, podem perder capacidade auditiva, chegando mesmo à surdez.

O parecer do Comité Científico dos Riscos para a Saúde Emergentes e Recentemente Identificados (CCRSERI) foi solicitado pela Comissão Europeia e foi ontem divulgado.

Actualmente as normas limitam o nível acústico dos leitores de música a 100 dB (decibéis) e o estudo do comité indica que ouvir música com um nível acima de 89 décibeis de forma continuada pode conduzir à perda permanente de audição.

O estudo aponta para 2,5 a 10 milhões de pessoas em risco, só na União Europeia. Nos últimos anos, as vendas de leitores de música pessoais têm subido em flecha, estimando-se que que aproximadamente 50 a 100 milhões de pessoas escutem diariamente leitores de música portáteis. Nos últimos quatro anos, as vendas unitárias de aparelhos de aúdio portáteis situam-se entre 184 e 246 milhões e entre 124 e 165 milhões para os leitores de MP3.



0 comentários:

Postar um comentário

Colmeia: O melhor dos blogsLinkLog
http://3.bp.blogspot.com/_ccUDFGFK6i4/SYGumOD_ZAI/AAAAAAAAAZo/Ty8U19qflVs/s320/digacultura.png PageRankCreative Commons License