twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

Conheça os riscos de tomar “bomba”


Depois de meses suando a camisa todos os dias na academia, você resolve partir para o consumo de anabolizantes esperando conquistar aquele visual tão desejado. Mas será que o uso sem orientação médica de esteróides anabólicos não é um risco para a sua saúde?

“Os anabolizantes são drogas que ajudam na construção de tecidos orgânicos, como a massa muscular. Isso é importante em casos especiais, como, por exemplo, em alguns casos de pós-operatórios de cirurgias extensas ou em pessoas desnutridas”, explica o endocrinologista Marcelo Bronstein.

De efeito rápido, as “bombas” (como são conhecidas popularmente) atraem pessoas em busca de ganho muscular em um curto espaço de tempo. “Os resultados são muito rápidos. Em 20 dias, você já tem alterações bastante significativas”, comenta Paulo Zogaib, médico do esporte da Universidade Federal de São Paulo.

Segundo Zogaib, um fisiculturista pode ganhar até 30kg de massa muscular com a combinação de exercícios físicos e ingestão de anabolizantes. “Com o anabolizante, além de ganhar mais massa muscular o indivíduo ainda melhora sua capacidade de treino”, complementa.

Apesar de não serem drogas ilícitas e que podem, inclusive, ser indicadas a pacientes em casos terminais de câncer ou com queimaduras em mais de 50% do corpo, por exemplo, os anabolizantes significam sérios riscos à saúde quando usados indiscriminadamente. “Aumento de pressão arterial e da agressividade, sobrecarga do fígado e arritmia cardíaca são alguns dos efeitos colaterais que podem aparecer”, alerta Zogaib.

Dependendo do tempo de uso e da dose ingerida, alguns efeitos colaterais podem ser irreversíveis, como a atrofia dos testículos ou a involução mamária e hipertrofia (aumento) do clitóris na mulher. “Quando o anabolizante contém hormônio de crescimento pode ocorrer ainda acromegalia. A pessoa fica deformada, com mãos e pés maiores do que o considerado normal”, acrescenta Bronstein.

Efeitos colaterais dos anabolizantes:
- Alteração do colesterol
- Aparecimento de espinhas
- Arritmia cardíaca
- Aumento da agressividade
- Aumento de pressão arterial
- Desenvolvimento de pêlos no corpo
- Sobrecarga no fígado Comum aos homens:
- Câncer de próstata
- Ginecomastia (desenvolvimento de seios em homens)
- Inibição da produção de espermatozóides, podendo haver atrofia dos testículos em casos mais severos

Comum às mulheres:
- Engrossamento da voz
- Hipertrofia (aumento) do clitóris
- Involução das mamas

Por: Leonardo Gonzalez

0 comentários:

Postar um comentário

Colmeia: O melhor dos blogsLinkLog
http://3.bp.blogspot.com/_ccUDFGFK6i4/SYGumOD_ZAI/AAAAAAAAAZo/Ty8U19qflVs/s320/digacultura.png PageRankCreative Commons License