Na vida real, ele tem aquele perfilzão classe média de bom marido (casado há mais de 30 anos) e bom pai. Mineiro de Jaraguaçu, 60 anos, padrão de beleza bem mediano, José Mayer é quase um cidadão comum, desses que você encontra no supermercado. Só que nas novelas o sujeito é o maior pegador. E pergunte para qualquer mulher o que acha do cara. “Sexy”, “sensual”, “bonitão”. Não à toa o coroa virou um dos assuntos mais comentados no Twitter – a piada era inventarem histórias sobre a fama de pegador, como: “Zé Mayer não arma a barraca, ele arma o Cirque Du Soleil”. Aqui, revelamos seus truques de sedução na telinha.
1988
Rústico e selvagem
Motor
Novela: Fera Radical
Personagem: Fernando Flores
Quem pegou: Carla Camuratti e Malu Mader
Táticas:
um jeitão durão, valentia e cheiro de “homem” (leia-se suor e feno). O look: chapéu e camisa jeans com botões entreabertos, mostrando o peito cabeludo e molhado.
Como usar na vida real: esqueça a camisa aberta, que é cafona. Invista na cara de mau, muitas mulheres são atraídas por tipos machões – especialmente se descobrirem que, no fundo, ele é um sujeito sensível.
1989
Tipão nordestino
Novela:
Tieta
Personagem: Osnar
Quem pegou: Simone Carvalho, Betty Faria e Luiza Thomé
Táticas: sotaque puxado, manemolência, roupas simples, barba sempre por fazer e pegada, muita pegada.
Como usar na vida real: certa dose de malandragem aliada a um bom senso de humor encanta 99% das mulheres. A roçadinha da barba no cangote é indispensável. Mas essa barbona aí em cima não tem nada a ver.
1995
Médico concorrido
Novela:
História de Amor
Personagem: Carlos Alberto
Quem pegou: Lília Cabral, Carolina Ferraz e Regina Duarte
Táticas: ex-marido de Lília, fica noivo de Carolina e tem um caso com Regina. É perseguido pelas duas primeiras, algo sexy aos olhos da terceira. É rico e bem-sucedido, o que ajuda.
Como usar na vida real: mostre que é bem-sucedido e leve a gata a lugares sofisticados. Mas três mulheres são encrenca. Se bem que, quanto mais disputado o sujeito, maior a chance de outras surgirem…
1997
Forasteiro sexy
Novela:
A Indomada
Personagem: Teobaldo Faruk
Quem pegou: Adriana Esteves
Táticas: se apossa da fortuna de uma família e, anos depois, tenta conquistar Adri (da família falida) com um jantar exótico, montado sob uma tenda.
Como usar na vida real: a artimanha do jantar romântico funciona. Com o perdão do trocadilho, se houver tenda armada, é tiro e queda. Nada de ligar para o disque-pizza. Compre queijos, frutas e vinhos. Mas, se você não tiver o shape de Mayer, não se chame Teobaldo…
2000
Rude e mau humorado
Novela:
Laços de Família
Personagem: Pedro Marcondes
Quem pegou: Eliete Cigarini, Vera Fischer, Helena Ranaldi e Deborah Secco
Táticas: o humor ríspido, um tanto machista, era o charme do personagem, um tratador de cavalos que até transava com Helena Ranaldi no celeiro.
Como usar na vida real: ser grosso não dá. Mas aprender a cavalgar é um bom começo – as mulheres acham isso viril. Melhor ainda se você descolar um celeiro para uma transa diferente.
2001
Tio Sukita
Minissérie:
Presença de Anita
Personagem: Nando Reyes
Quem pegou: Helena Ranaldi e Mel Lisboa
Táticas: paciência de Jó. A tal da Anita era bonitinha, gostosinha, mas uma adolescente chatinha de dar dó.
Como usar na vida real: nem ouse. Na ficção, pegar uma Lolita menor de idade pode ser algo lírico. Na dureza da realidade, é pedofilia pura! Mas, se a gatinha já tiver mais de 18, a principal dica é não ficar bancando o professor sabichão.
2003
Doutor sedutor
Novela:
Mulheres Apaixonadas
Personagem: César Andrade de Melo
Quem pegou: Chris Bonna, Carolina Kasting, Camila Pitanga e Christiane Torloni
Táticas: era rico, charmoso, bem-sucedido, inteligente, interessante, bom de cama etc. Ah, e médico, fetiche da mulherada.
Como usar na vida real: se você não tiver o charme, a grana e a lábia de César, não há o que fazer. Talvez só comprar o estetoscópio de César. Pelo menos você pode brincar de médico.
2006
Mulherengo incorrigível
Novela:
Páginas da Vida
Personagem: Gregório Rodrigues Lobo, o Greg
Quem pegou: Roberta Rodrigues, Natália do Valle, Danielle Winitis e Regina Duarte
Táticas: sofrer ao lado de uma mulher psicótica (Natália do Valle) e atrair a atenção das outras, ávidas por consolá-lo.
Como usar na vida real: em vez de ter uma mulher maluca, não fique fazendo pose de provedor o tempo todo e mostre que tem problemas. A mulherada vai querer dar colo.
2009
Ricaço ciumento
Novela:
Viver a Vida
Personagem: Marcos Ribeiro
Quem pegou: Lília Cabral e Taís Araújo, mas, quando esta edição estava sendo fechada, corria a notícia de que Giovanna Antonelli seria a próxima
Táticas: elegância, inteligência, poder de sedução… E dinheiro, muito dinheiro! Marcos ainda é ciumento, possessivo e levemente inseguro em relação a Helena (Taís), prato cheio para a autoestima dela.
Como usar na vida real: mesmo com os olhos abertos para admirar outras, faça a sua Helena de plantão se sentir única, admirada, especial. Um pouquinho de ciúme também é bom para temperar a relação. ( Abril.com